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Musicalização Infantil

Musicalização Infantil

Nosso curso de Musicalização Infantil abrange crianças de 3 meses de vida e vai até os 10 anos de idade. As aulas são em grupos divididos por faixa etária, conforme segue:
 
Bebês I – 3 meses a 1 ano e seis meses
Bebês II – 1 ano e seis meses a 3 anos
Pré I – 3 anos a 4 anos e seis meses
Pré II – 4 anos e meio a 5 anos e meio
Pré III – 5 anos e meio ou 1º ano escolar
Iniciação I – 2º e 3º ano escolar
Iniciação II – 4º e 5º ano escolar
 
E após a fase de Musicalização continuamos o curso de teoria musical, mudando a nomenclatura para:
 
Pós Iniciação I – 6º e 7º ano escolar
Pós Iniciação II – 8º e 9º ano escolar
 
O período de aula varia conforme a faixa etária de cada grupo, esta informação está disponível na secretaria. 
 
CONTEÚDO
 
As aulas são elaboradas conforme idade, através de pedagogia, e este é o principal combustível para uma aula vibrante, alegre e cheia de atividades onde as crianças desenvolvem a rítmica e a percepção e começam seu contato com a melodia, harmonia e o ritmo,elementos da música, tornando acessível o aprendizado musical.
 
Bebês I – Esse curso visa através de exercícios musicais simples, influenciar positivamente no potencial cognitivo e emocional da criança. As aulas são lúdicas, em grupos, nessa idade um responsável entra com a criança em sala de aula para estimular e ajudar nas atividades.
 
Bebês II – Nessa fase os bebês ainda estão acompanhados pelos responsáveis durante a aula. Serão usados como atividades as canções de ninar, histórias, os brinquedos cantados, cirandas e rodas do acervo infantil brasileiro, com a intensão de despertar na criança o desejo de ouvir e a interação espontânea, fortalecendo os vínculos musicais e afetivos.
 
Pré I – Nessa idade as crianças já possuem mais autonomia afetiva e motora, nesse período já ficam sozinhas em sala de aula com o professor. A aula continua lúdica e divertida, e a intenção é despertar o prazer no fazer musica, valorizando a criatividade, a imaginação, o movimento corporal e a sociabilização, entre outros.

Pré II - Com um enfoque diferenciado, as histórias, jogos e brincadeiras, desenhos e as rodas cantadas ainda são base das aulas. Os conceitos musicais passam a ser mais sistematizados.
 
Pré III - A partir desse momento as crianças passam a receber mais informações sobre a teoria musical e vêem esses conceitos serem aplicados para que cheguem nas aulas de instrumentos preparados para esse novo universo.
 
Iniciação I e Iniciação II - Com metodologia específica para cada faixa etária, o curso cumpre, para com as crianças, o compromisso de formação musical ainda utilizando o lúdico e os diversos recursos através dos jogos musicais, histórias, canções folclóricas, dança e instrumentos de percussão (banda rítmica) flauta, Xilofone, Violão e Violino, trabalham-se as propriedades do som e a leitura musical, buscando fluência e familiaridade com os parâmetros musicais através de brincadeiras e exercícios.
 
Objetivos gerais
- Desenvolver a audição;
- Exercitar a memória;
- Melhorar a atenção e orientação espacial;
- Conduzir ao saber apreciar vários gêneros musicais: folclórico, popular e erudito;
- Penetrar no universo sonoro/musical, e fazer disto um meio para o seu desenvolvimento psicomotor, com o objetivo de melhorar o processo de comunicação e de interação social;
- Possibilitar a consciência corporal, para uma postura física adequada;- Estimular a criatividade e a imaginação;- Vivenciar habilidades grupais;
- Explorar vários aspectos do eu na relação com o outro;
- Estimular e desenvolver as habilidades motoras;
- Sensibilização musical;
- Sociabilização;
- Coordenação corporal e rítmica.
 
Objetivos Específicos
- Trabalhar com jogos, cirandas e brincadeiras sonoro-musicais como meio de interação, convívio social e aprendizagem de regras de convivência e cooperação de forma lúdica e espontânea;-Estimular a relação som corpo, visando o enriquecimento da comunicação corporal;
- Trabalhar memória musical: melódica, rítmica, e prosódica;
- Utilizar instrumentos musicais, como meio de reorganização e projeção de emoções internas, visando estabelecer relação com seu ritmo interno e sua auto-expressão;
- Possibilitar a exploração de canções, melodias e músicas de acordo com o gosto musical de cada aluno ou do grupo;
- Incentivar o canto, para ampliar as possibilidades de comunicação vocal, auto conhecimento e auto-estima;
- Explorar os campos visuais e táteis através do universo sonoro e musical, objetivando ampliar a percepção;
- Trabalhar a criatividade e conceitos de meio ambiente com construção de instrumentos musicais de sucata;
- Ampliação do vocabulário através de histórias e canções.
 
Pós Iniciação I e Pós Iniciação II
Nesse período podemos dizer que o aluno está apto. para receber a formação teóricaagora com pouca intervenção lúdica, formando assim o aluno em teoria musical, estando apto para ler partituras e estudar qualquer instrumento que escolha.
Área do Aluno